Home office – desafios

Não é novidade para ninguém que vivemos tempos outros, um novo jeito de lidar com processos e procedimentos, especialmente, em se tratando do mundo do trabalho. Em tempos de pandemia, ganha força e espaço a contabilidade digital, que passa a exigir muito mais dinâmica do profissional e agilidade nos processos.

O serviço contábil Home Office torna-se imprescindível e urgente diante da pandemia Covid-19. Mesmo sendo necessária, a rotina nova assusta os profissionais contábeis, enquanto outros nem sabem direito como agir nesse cenário.

Com a necessidade de conter a disseminação da Covid-19 e de proteger nossos colaboradores e clientes, a equipe Minasconte Contabilidade está trabalhando em home office desde março último.

“O home office na Minasconte Contabilidade se tornou necessário para atendermos as medidas de contingência da Covid-19 a exemplo de outros setores. Nossa experiência baseada em inovações tecnológicas e integração das informações com nossos clientes foram fundamentais para nossas ações emergências devido ao isolamento social”, afirma a sócia-diretora, Margarete Martins

No início da pandemia de Covid-19, com o fechamento do espaço físico de atendimento criou-se um clima de incerteza em relação aos impactos devido à mudanças na rotina das atividades a serem desenvolvidas.

No início da pandemia de Covid-19, com o fechamento do espaço físico de atendimento criou-se um clima de incerteza em relação aos impactos devido à mudanças na rotina das atividades a serem desenvolvidas.

O que então a Minasconte passou a fazer para enfrentar os desafios do momento: 

1)  Orientar os colaboradores a manter os cuidados pessoais com saúde, alimentação e sono, respeitando a rotina e a convivência familiar. Era preciso um olhar para a equipe com o dobro de atenção e cuidado.

2)  Manter os clientes, fornecedores e parceiros informados sobre as medidas e mudanças na prestação de nossos serviços contábeis na condição de home office. Muito provável que eles estariam ansiosos e preocupados em manter suas rotinas operacionais e administrativas.

3)  Esse era também o momento de anteciparmos, oferecendo informações imediata aos nossos clientes e ajudando-os na tomada de decisões. 

4)  Estabelecemos a comunicação com os nossos clientes mantendo a motivação e simpatia, utilizando ferramentas para reunião online com vídeo e gerando empatia.

5)  Treinamos nossos colaboradores em home office, usando o conforto do lar sem deixar a rotina do trabalho, mantendo a performance, desenvolvendo as atividades durante a carga horária previamente estabelecida e cumprindo os prazos e as metas.

6)  Equipe capacitada para termos total controle sobre os dados de nossos clientes, parceiros e fornecedores com soluções tecnológicas para manter a segurança da informação.

7)  Mantivemos reuniões virtuais habituais para discussão e análise de trabalho tanto qualitativo como quantitativo, segurança e sigilo de dados.

“Acreditamos sim nessa modalidade de trabalho home office. A experiência vivenciada por toda equipe Minasconte será de grande importância para um novo modelo de prestação de serviços contábeis pós-pandemia da Covid-19.  Vamos aperfeiçoar e fortalecer nossa preparação interna, para garantir a qualidade do atendimento e bom relacionamento com nosso cliente, estabelecer novas conexões empresariais, manter o escritório ativo e garantir um home office bem-sucedido”, afirma Márcio Martins.