Especial 15 anos Minasconte Contabilidade

Tempo de celebração! Em 2021, a Minasconte Contabilidade completa 15 anos de existência. Motivos de sobra para comemorarmos e também para contar a você, amigos, parceiros, fornecedores, colaboradores, clientes, um tanto quanto da nossa história, da trajetória de superações, desafios, conquistas, aprendizados…

Quais os quês e porquês Minasconte?

Venha conosco nesse giro, a história vai começar!

O início de tudo…

A empresa surgiu em 2006, mas, vale a pena recordar os primeiros passos, antes da abertura oficial da Minasconte Contabilidade. E quem vai contar essa história é, nada mais nada menos, que a pessoa que fincou a pedra fundamental da empresa: o visionário Márcio Martins.

Em 1966, Márcio veio para Belo Horizonte com o firme propósito de trabalhar e continuar seus estudos “não tinha ideia de que carreira seguir. “Havia acabado de me formar no ensino fundamental”, lembra.

Com o apoio do irmão, que era formado em Ciências Contábeis, começou sua trajetória e se matriculou no Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis (IMACO).

“Desde jovem, já trabalhava de forma autônoma e não foi diferente quando iniciei o curso técnico em contabilidade.” Com a ajuda do irmão começou sua jornada como empreendedor na área contábil. “Enquanto meu irmão trabalhava na iniciativa privada, também era o responsável técnico pelas escritas contábeis a serem prospectadas, eu me dedicava ao departamento fiscal, pessoal e comercial.”

No início, para reduzir o custo com aluguel, eles utilizavam o espaço compartilhado com outros colegas de profissão.  Como estudante e iniciante na área, Márcio executava apenas os serviços permitidos por lei, respeitando as normas e regras, conforme estabelecido pelo Conselho de Contabilidade. “As dificuldades eram enormes, o mercado geralmente procurava profissionais graduados e com larga experiência profissional. Naquela época, eu era apenas estudante, sem contatos comerciais para fazer networking.”

Como não existia nenhuma forma tecnológica de prospectar clientes, “esta experiência ao logo de minha vida profissional fez com que eu me tornasse um bom network. Vejo que é algo que os profissionais da geração tecnológica têm dificuldades de entender: a importância do boca a boca como ferramenta de vendas. Não que as outras não sejam, mas uma referência credível de alguém que já teve a experiência com o produto ou serviço referenciado é uma grande oportunidade de fechar um negócio. “  

Márcio aproveitava cada oportunidade como se fosse a última, “com isso, me tornei um profissional conhecido e credível.” Ele conta que ao final do curso técnico, com a habilitação profissional e com alguns clientes, começou a planejar o seu futuro. Por isso, em seguida iniciou o curso de graduação em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). “Ao longo do curso surgiu a Minasconte Contabilidade, como uma visão, missão e valores bem definidos. Isso foi possível com uma parceria a com a Margarete Martins de Oliveira, que hoje, é um dos principais pilares da Minasconte.”

Quer saber como se deu essa sociedade? Na próxima edição, falaremos um pouco mais do início da parceira com a Margarete, ou seja, o surgimento da Minasconte Contabilidade.