Quem pode ser deduzido como dependente na Declaração de Ajuste Anual?
- Cônjuge
- Companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos ou por período menor se da união resultou filho.
- Filho(a) ou enteado(a), até 21 anos de idade, ou, em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.
- Filho(a) ou enteado(a), se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, até 24 anos de idade.
- irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dos pais, de quem o contribuinte detenha a guarda judicial, até 21 anos, ou em qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.
- Irmão(ã), neto(a) ou bisneto(a), sem arrimo dos pais, com idade de 21 anos até 24 anos, se ainda estiver cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha detido sua guarda judicial até os 21 anos.
- Pais, avós e bisavós que, em 2021, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até o limite de isenção.
- Menor pobre até 21 anos que o contribuinte crie e eduque e de quem detenha a guarda judicial.
- Pessoa absolutamente incapaz, da qual o contribuinte seja tutor ou curador.
Como deve ser informada na Declaração de Ajuste Anual as contribuições previdenciárias efetuadas a VGBL?
Quais as diferenças entre PGBL e VGBL?
A diferença entre PGBL e VGBL não está só no nome ou na sigla. Veja as características de cada um:
PGBL
- É indicado para quem faz a declaração de IR (imposto de renda) pelo modelo completo.
- Permite abater do IR os aportes realizados anualmente, no limite de 12% da renda bruta tributável, desde que seja contribuinte do INSS.
- Quem tem planos de dependentes (filhos, por exemplo) também pode deduzir as contribuições, mas a soma não deve ultrapassar o teto de 12%.
- No resgate dos recursos, o imposto é cobrado sobre o valor total acumulado (quantia aplicada somada aos rendimentos).
VBGL
- É indicado para quem faz a declaração simplificada ou é isento de IR.
- Não permite abater do IR os investimentos feitos, como ocorre no PGBL.
- No momento do resgate, você paga IR apenas sobre os rendimentos.
Ao escolher um plano de previdência, seja VGBL ou PGBL, é preciso definir a tabela de tributação. Existem duas: progressiva e regressiva. A progressiva é indicada para objetivos de curto prazo com um volume menor de recursos acumulados. Já a regressiva é recomendada para metas de longo prazo com uma soma maior de dinheiro. Veja as características de ambas:
Foi prorrogado o prazo de entrega da Declaração do IRPF/2021?
A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, (12), a Instrução Normativa RFB nº 2020/2021 que altera o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda exercício 2021, ano-calendário 2020.
Ao contrário do projeto que está em andamento no Congresso, que previa a prorrogação do Imposto por 90 dias, a Receita Federal anunciou que a obrigatoriedade será adiada por 31 dias. Ou seja, passa do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021.
O valor do aluguel deve ser escriturado no livro Caixa como receita?
Não. Tratando-se de pagamento feito por pessoa física, o valor dos aluguéis, se superior ao limite de isenção da tabela progressiva aplicável às pessoas físicas, fica sujeito ao recolhimento do carnê-leão.